terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Dinâmica do coração

Objetivo: Expressar emoções e sentimentos.
Material: Um coração bem grande cortado em papel madeira, revistas, cola, tesouras, corações pequenos cortados em sulfite colorido.

Procedimento: Ler o texto ou contar a história do "Coração partido"

" Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem nenhum estrago, sem marcas. Até que apareceu um velho e disse que o coração daquele jovem não poderia ser mais bonito que o dele. O seu coração era o mais bonito, pois nele havia muitas marcas, muitas cicatrizes. Criou-se então um alvoroço na cidade. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram, as experiências que viveu, suas dores e alegrias. Finalmente todos concordaram que o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho."

Desenvolvimento: Após contar o texto, colar na parede da sala o coração grande em papel madeira. Explicar aos alunos que aquele coração está lisinho, nele não nenhuma marca. Distribuir as revistas e pedir que recortem uma gravura que represente algo que esteja no coração deles ou que gostariam que estivesse (um sonho, um desejo, uma alegria, uma saudade, uma realização, etc.) e em seguida cada um cola sua gravura dentro do coração e explica oralmente o que ela representa. Quando todos tiverem se expressado o professor faz comentários sobre o que foi dito pelos alunos e então distribui os corações pequenos cortados em sulfite colorido e será instruído para que dentro dele escrevera o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro ou expor em mural. Durante a realização da tarefa o professor pode colocar uma música de fundo, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário