Essa indicamos!!!!
A dinâmica consiste em realizar uma gincana interclasse/ interdisciplinar (Português e Matemática), com tarefas que incluam conteúdos já trabalhados nas turmas participantes, de preferência as mesmas séries.
Realizamos a gincana com turmas do Programa de Aceleração da Aprendizagem (6º ao 9º ano), na Escola Estadual Santa Genoveva - Augustinópolis-TO. Convidei a professora de Matemática, ela aceitou, aconteceu.
Na disciplina de Português, as provas foram:
- A palavra é... Materiais necessários: Papel madeira, fita adesiva e pincel atômico. O professor seleciona as palavras e no papel madeira risca traços correspondentes a quantide de letras que cada palavra tem, numerando cada uma. Numa ficha que fica com o professor, terá a pista de cada palavra numeradas de acordo com a que estará exposta aos alunos. A brincadeira é semelhante ao jogo da forca. Inicia-se com um representante de cada equipe. Após o par ou impar, para saber quem inicia, o animador dá a pista, e o participante diz uma letra. Se acertar, continua dizendo uma letra, quando erra passa a vez para o participante da equipe adversária. Quando faltarem dua palavras e o participante da vez souber, pode falar a palavra toda. Cada acerto marca ponto para a equipe. Em cada rodada troca-se os participantes. Por exemplo: se forem oito palavras, oito duplas participão. Dessa forma dá-se a oportunidade para todos participarem. (ver fotos)
- Jogo da memória - Material necessário: cartões de cartolina ou papel cartão, gravuras, pincel. Temos 12 fichas marcadas com letras onde se escreve o nome dos objetos que estarão em outras doze fichas marcadas por números. Distribui-se as fichas com letras na parede e ao lado as fichas com números. As fichas deverão está cobertas com cartolina, seguras com clip. um aluno de cada equipe vem a frente e diz uma letra e número para tentar descobrir onde está o objeto escolhido na letra. Cada representante de equipe tem direito a uma tentativa. Vão-se alternando os participantes até que todas as fichas estejam descobertas. A cada acerto a equipe marca ponto.(ver fotos)
- Montar frase - Material necessário: balões, papel sulfite, fita adesiva. Escolhe-se uma frase e a escreve em tamanho grande, colando na parede. Escreve-se a mesma frase e recorta em partes. Coloca-se cada parte dentro de um balão e os balões dentro de um envelope. Cada equipe receberá um envelope contendo balões com partes frase. Escolhe-se a mesma quantidade de partes em que a frase foi dividida (exemplo 7 partes) , de alunos (7 alunos). Dois representantes de cada equipe são escolhidos para encher os balões até estourar, e um componente para pegar o papel quando este cair ao chão e levar para os demais que já estão posicionados a certa distancia dos dois que irão encher os balões. Ganha a prova a equipe que primeiro montar a frase na forma do modelo que estará colado na parede. (ver fotos)
- Inserindo conceito - Material necessário: dicionários e cartolina ou papel sulfite. Seleciona-se uma ou duas frases e grifa-se uma palavra para que os representantes de cada equipe insiram o conceito conforme o dicionário. A dificuldade da tarefa está em encontrar a palavra no dicionário e escolher o conceito que melhor represente a palavra dentro do contexto da frase. (Ver fotos)
- Formar palavras - Material necessário: cartolina, fita adesiva, pincel atômico/impressora. Faz-se cartões contendo sílabas. distribui-se as sílabas em cima da mesa, previamente corta-se pedaços de fita adesiva e deixa-se enrolada no ponto para que os alunos possam colar os cartões na parede, ou eles montam as palavras no chão. A tarefa conciste em montar o maior número de palavras em um tempo determinado. Marca ponto a equipe que formar mais palavras. (ver fotos)
- Ordem alfabética - Materiais necessários: cartolina para formar fichas de palavras. Cada equipe recebe uma quantidade de fichas, podem ser fichas iguais para as duas equipes ou palavras diferentes (profissões, frutas, nomes de pessoas, objetos escolares, etc.), marca ponto a equipe que primeiro colocar as palavras na ordem alfabética. (ver fotos)
Material necessário: cartolina.
Elabora-se questões relacionadas a conteúdos trabalhados nas turmas. Exemplo: Descobrir quem sou (formas geométricas), Tente resolver (situação problema e tabuada) e Qual o símbolo (representação de siglas: Km, Kg, h, min., etc)
É conSiste!
ResponderExcluirQuem nunca cometeu um equívoco desse tipo, não é??? Obrigada pela observação.
ExcluirO verbo consistir está escrito de forma incorreta: "conciste"?!!!!!
ResponderExcluirObrigada... Foi um equívoco mesmo, errar de fato é humano... valeu pela delicadeza da observação.
ExcluirBom dia, realizei a gincana foi bem produtiva, os alunos gostaram.
ResponderExcluirQue bom que seus alunos gostaram!!! Parabéns professor.
ExcluirFarei com os meus na próxima semana, acredito q vão amar!
ResponderExcluirMe serviu muito!
ResponderExcluir