terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aula sobre "Medicamentos e ervas medicinais"

Plano de aula sobre Medicamentos e ervas medicinais

Competência
Ser capaz de compreender e utilizar-se de diversos gêneros textuais presentes em situações de interação social, respeitando as diferentes manifestações da linguagem;

Habilidades

  • Ler em voz alta, diferentes gêneros textuais;
  • Identificar informações que sejam relevantes para a compreensão dos gêneros bula de remédio e rótulo de caixa de remédio.
  • Expressar-se oralmente de forma clara e ordenada, adequando a linguagem a situação comunicativa e intencionalidade.
Conteúdo

  • Saiba mais ( riscos que alguns medicamentos comuns representam para a nossa saúde);
  • Observando um rótulo de embalagem;
  • Pesquisando em nova embalagem;
  • Observando uma bula;
  • Texto “ Medicamentos caseiros”;
  • Para dosar ( Conheça algumas ervas e os riscos previstos pelo consumo das mesmas);
  • Conversando sobre o texto;
  • Pesquisa de campo ( nas proximidades da escola);
  • Analisando os resultados da pesquisa;Tabulação, gráficos ( Professora de Matemática)
Metodologias

  • Leitura silenciosa e leitura compartilhada;
  • Atividades de compreensão do texto;
  • Análise de rótulo de embalagem de remédios – atividade em grupos;
  • Observando uma bula, verificando as informações contidas e a importância dessas informações;
  • Orientações e organização para realização de pesquisa de campo;
  • Analise dos resultados da pesquisa.
  • Com auxilio do professor de matemática, organizar os dados da pesquisa e os gráficos.
  • Exposição do trabalho realizado.

Recursos

  • Textos xerocopiados;
  • Câmera digital;
  • Questionários xerocopiados, para pesquisa;
  • Apostila do professor;
  • Caixas e bulas de remédios.
Avaliação

  • Participação nas atividades propostas;
Referencia bibliográfica








*            Ensinar e Aprender – Programa de Aceleração da Aprendizagem  do 6º ao 9º ano
 
 





















Alunos se preparando para a pesquisa de campo sobre automedicação

Ansiedade na hora da saída


Eu, acompanhando de longe
















O descanso merecido depois do árduo trabalho

Um lanchezinho patrocinado pela professora Jana e pela coordenadora Helena

Um comentário:

  1. Muito bom esse projeto. Se alguns educadores tivessem uma iniciativa parecida, nossos educandos seriam capaz de pensar, refletir e senti-se estimulados à leitura, escrita, pesquisa.
    Parabéns

    ResponderExcluir