quinta-feira, 12 de março de 2009

Ortografia - atividade


Escrever errado ou escrever de forma inadequada????
Temos uma sugestão de atividade para treinar as habilidades ortográficas, levando o aluno a refletir sobre a escrita gramaticalmente correta.
Utilizamos nessa atividade o texto "O clube dos desconfiados" de Carlos Drummond de Andrade. Fizemos algumas modificações quanto ao emprego de s, ss, ç e z.
Texto original:
Clube dos desconfiados

O Clube dos Desconfiados teve existência breve. Sua utilidade era indiscutível. Por isso congregou inúmeros desconfiados, que em sociedade se sentiram mais garantidos contra possíveis más intenções e surpresas desagradáveis. Uma vez reunidos e organizados, com estatutos e diretoria, passaram a desconfiar uns dos outros, e de si mesmos. Marcada assembléia-geral extraordinária para exame da situação, ninguém compareceu. Ficaram todos nas esquinas próximas, espiando quem entrava na sede. O porteiro, desconfiadíssimo, sumiu.

Carlos Drummond de Andrade, Contos plausíveis, Rio de Janeiro, Record.

Texto para análise ortográfica
Clube dos desconfiados

O Clube dos Desconfiados teve ezistência breve. Sua utilidade era indiscutível. Por iço congregou inúmeros desconfiados, que em sossiedade se sentiram mais garantidos contra pocíveis más intensões e surprezas dezagradáveis. Uma ves reunidos e organizados, com extatutos e diretoria, pasaram a desconfiar uns dos outros, e de si mesmos. Marcada acembléia-geral estraordinária para ezame da cituação, ninguém compareseu. Ficaram todos nas exquinas prócimas, espiando quem entrava na sede. O porteiro, desconfiadícimo, sumiu.

Carlos Drummond de Andrade, Contos plausíveis, Rio de Janeiro, Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário