Bingo de palavras
A maioria dos nossos alunos apresentam dificuldades quanto a grafia das palavras, além de problemas relacionados à leitura, no sentido amplo da palavra. A atividade que sugiro explora a leitura, compreensão e treino ortográfico. Também é possível explorar a gramática. Todas as atividades partem de um texto previamente selecionado de forma a atender os objetivos propostos.
Passos para realização das atividades:
- Selecione um texto, de preferência que não seja muito longo. Por exemplo: fábula, poema, notícia, letra de música, etc.
- Destaque palavras desse texto ( no mínimo 15, quanto maior o número de palavras melhor). Podem ser palavras de qualquer classe gramatical ou de uma classe específica, ou ainda palavras que provoquem dúvidas quanto a escrita (s,ss,ç / u,l/ i,e / o, u ).
- Realize um treino ortográfico com as palavras destacadas.
- Em seguida, distribua cópias do texto e peça aos alunos que localizem as palavras do treino e confiram a grafia das mesmas.
- Convide uma a um para escreverem as palavras no quadro. (opcional)
- Trabalhe a leitura e exploração do texto. Se achar interessante, realize uma atividade de compreensão.
- Agora você pode passar para o bingo.
Distribua um pedaço de papel sulfite para cada aluno, para que façam os riscos de uma cartela de bingo. A quantidade de palavras fica a critério do professor (6,9, 12). Se preferir leve as cartelas já traçadas.- Agora, apenas com a cartela e lapiseira na mão, peça aos alunos para ficarem atentos, às palavras que o professor irá ditar, que são as mesmas do treino ortográfico (essas palavras deverão estar escritas em pequenos pedaços de papel) e escolham palavras para preencherem os espaços da cartela do bingo.
- Todas as palavras deverão ser colocadas dentro de uma caixinha para serem sorteadas, como em um bingo.
- Ganha a brincadeira quem marcar toda a cartela primeiro. Porém, as palavras precisam estar grafadas corretamente. O aluno precisa conhecer as regras antes do início da brincadeira.
Trabalho essa atividade em turmas de adolescentes (14 a 17 anos) e é sempre uma festa. Eles já compreendem que o valor do bingo não está no prêmio, mas no aprendizado que fica.
Destaque:
O professor precisa trabalhar os alunos para encararem a atividade como uma brincadeira que irá ajudá-los a melhorar a escrita das palavras, levando na esportiva possíveis equívocos, compreendendo que possíveis erros muitas vezes são necessários para chegar ao acerto.
Modelo da cartela do bingo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário