domingo, 8 de agosto de 2010

Atividade de ortografia

Bingo de palavras

A maioria dos nossos alunos apresentam dificuldades quanto a grafia das palavras, além de problemas relacionados à leitura, no sentido amplo da palavra. A atividade que sugiro explora a leitura, compreensão e treino ortográfico. Também é possível explorar a gramática. Todas as atividades partem de um texto previamente selecionado de forma a atender os objetivos propostos.

Passos para realização das atividades:
  1. Selecione um texto, de preferência que não seja muito longo. Por exemplo: fábula, poema, notícia, letra de música, etc.
  2. Destaque palavras desse texto ( no mínimo 15, quanto maior o número de palavras melhor). Podem ser palavras de qualquer classe gramatical ou de uma classe específica, ou ainda palavras que provoquem dúvidas quanto a escrita (s,ss,ç / u,l/ i,e / o, u ).
  3. Realize um treino ortográfico com as palavras destacadas. 
  4. Em seguida, distribua cópias do texto e peça aos alunos que localizem as palavras do treino e confiram a grafia das mesmas.
  5. Convide uma a um para escreverem as palavras no quadro. (opcional)
  6. Trabalhe a leitura e exploração do texto. Se achar interessante, realize uma atividade de compreensão.
  7. Agora você pode passar para o bingo.

  8. Distribua um pedaço de papel sulfite para cada aluno, para que façam os riscos de uma cartela de bingo. A quantidade de palavras fica a critério do professor (6,9, 12). Se preferir leve as cartelas já traçadas.
  9. Agora, apenas com a cartela e lapiseira na mão, peça aos alunos para ficarem atentos, às palavras que o professor irá ditar, que são as mesmas do treino ortográfico (essas palavras deverão estar escritas em pequenos pedaços de papel) e escolham palavras para preencherem os espaços da cartela do bingo.
  10. Todas as palavras deverão ser colocadas dentro de uma caixinha  para serem sorteadas, como em um bingo.
  11. Ganha a brincadeira quem marcar toda a cartela primeiro. Porém, as palavras precisam estar grafadas corretamente. O aluno precisa conhecer as regras antes do início da brincadeira.
Obs. è importante que o professor providencie um brinde para o vencedor ( bombos, balas, pirulitos, chaveirinho, canetas, etc.) Mesmo os adolescentes sentem-se mais motivados a participarem, mesmo sabendo que o premio é algo singelo.
Trabalho essa atividade em turmas de adolescentes (14 a 17 anos) e é sempre uma festa. Eles já compreendem que o valor do bingo não está no prêmio, mas no aprendizado que fica.

Destaque:

O professor precisa trabalhar os alunos para encararem a atividade como uma brincadeira que irá ajudá-los a melhorar a escrita das palavras, levando na esportiva possíveis equívocos, compreendendo que possíveis erros muitas vezes são necessários para chegar ao acerto.

Modelo da cartela do bingo

Nenhum comentário:

Postar um comentário