quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Receitas na sala de aula

Esse foi um projeto, no sentido amplo da palavra, DELICIOSO de trabalhar. O principal objetivo é reconhecer as características do gênero,  sua estrutura e função.
Trabalhamos o projeto em etapas.

1ª Pesquisa acerca de alimentos consumidos pelos alunos, como é preparado o arroz, feijão, etc, em suas casas. (Explorar sutilmente o gênero)
Pedi que cada aluno traga a receita de um bolo, salgado ou outro, que sua mãe (avó ou responsável) costuma preparar. Ler e estudar os ingredientes e o modo de preparar.
Analisar as partes que compõem essa receita e a função de cada parte. (Ingredientes e Modo de preparo)
2ª Pesquisa de receitas (culinária) do Município e Estado. Socialização do resultado da pesquisa.
Leitura de textos sobre a culinária do Estado (Tocantins), atividades de compreensão de texto.
3ª Pedir que os alunos tragam para a sala de aula livros e cadernos de receita ( o professor também deve trazer alguns), para serem manuseados e lidos (apenas as receitas que chamem sua atenção).
Selecionar receitas para confeccionar um livro de receitas.
Iniciar a confecção do livrinho com as receitas selecionadas, preparar a capa, ilustrações, etc. Tudo valorizando a criatividade dos alunos.
4ª Aula prática. Convidar as merendeiras da escola para conversar com os alunos em sala de aula  a respeito da higiene no preparo dos alimentos, os cuidados necessarios antes e durante o preparo.
Dividir a turma em grupos, selecionar uma receita para cada grupo, levá-los a cantina e preparar o prato escolhido ( essa escolha é prévia para a organização dos materiais necessários. No meu caso, a escola providenciou todos os ingredientes).

Obs. Para o desenvolvimento da parte prática do projeto, contei com ajuda e apoio da mãe de um aluno, coordenadora, merendeiras, professores e diretora adjunta.
5ª A culminância do projeto aconteceu junto com a culminância do projeto Música, trabalhado anteriormente.
Durante o dia, no horário de aula os alunos prepararam os pratos e a partir das 18:00, fizeram apresentações referentes aos dois projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário